quinta-feira, 3 de junho de 2010

Voçê sabe o que é Briefing? Dúvidas e esclarecimentos.


O briefing é um conjunto de informações, uma coleta de dados passadas em uma reunião para o desenvolvimento de um trabalho, documento, sendo muito utilizadas em Administração, Relações Públicas e na Publicidade. O briefing deve criar um roteiro de ação para criar a solução que o cliente procura, é como mapear o problema, e com estas pistas, ter idéias para criar soluções.
O briefing é uma peça fundamental para a elaboração de uma proposta de pesquisa de mercado. É um elemento chave para o planejamento de todas as etapas da pesquisa de acordo com as necessidades do cliente.
Muita gente me diz que não é criativa, só que isso é uma grande falácia.
Na verdade, todo mundo é criativo. Para começar você tem de recriar o seu mundo todos os dias. E quem sabe recriar pode muito bem criar.
O que ocorre com algumas pessoas é que elas entopem seus canais criativos com conceitos negativos, sendo o primeiro deles a crença de que não são criativas!
Modelo de briefing.
Diretor de Criação, Fulano de Tal.
-Prezado atendimento, preencha este questionário com todas informações possíveis.
Cliente: Elma Chips
Ramo de atividade: Indústria de produtos alimentícios
1- Situação/ Histórico: O que gerou a necessidade desta ação?
R: Sentiu a necessidade de mudar a embalagem, logotipo, devido não ter sido tão aceito aqui no Brasil e isso fez com que a Elma Chips começasse perder espaço para os concorrentes.
2- Quais são os objetivos desta ação?
R: Incorporar a marca Elma Chips novamente no mercado de alimentos.
3-Com quem falaremos: (Publico alvo)
R: O mesmo publico que a Elma Chips trabalha A+B+C+D
4-Quais são as peças a serem citadas? (Item a item)
R: Logotipo
5- Descrição do produto/ serviço?
R: Criar peças publicitárias de punho, logotipo.
6- Qual o principal beneficio a ser destacado?
R: Relançamento da marca e reposicionamento no mercado.
7- O que queremos que nosso tarjet faça? Que respostas esperamos?
R: A volta da Elma Chips no mercado, com aceitação e novamente com percentual de compras altas.
8- O que queremos que eles pensam e sintam?
R: Que a Elma Chips está de volta no mercado, na cabeça dos consumidores, dvido ao saudosismo da maioria das pessoas que consumem o produto ou consumiram.
9- Formato de criação: Existe algum padrão a ser seguido?
R: Não existe padrão a ser seguido.
10- Algum elemento obrigatório ou alguma restrição?
R: Não.
11- Existem informaçôes adicionais importantes?
R: Não existe.
12- Existe algum conceito a ser seguido?
R: Conceito jovem, com cores quentes.
13- A concorrência está fazendo algo relevante?
R: Determinadamente não, a Elma Chips apenas perdeu espaço para os demais concorrentes.

Atenciosamente.
Fulano de Tal, Diretor de Criação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário