sexta-feira, 18 de junho de 2010

Sistema de cotas em Universidades públicas.


Em face aos problemas sociais e econômicos, algumas alternativas são propostas para atenuação das desigualdades. Uma das alternativas é o sistema de cotas que visa acelerar um processo de inclusão social dos grupos na sociedade. Sem esse sistema, esses grupos teriam maiores dificuldades para aproveitarem as oportunidades surgidas no mercado e consequentemente seriam vítimas de descriminações na sociedade.
Boa parcela da população brasileira é a favor das cotas, já que o sistema de cotas igualaria a sociedade. Um fato importante de ressaltar é a Lei Áurea, cuja abolição, 4 milhões de negros e afro descendentes teriam sidos recebidos no país. Alegam ainda que o sistema de cotas é uma forma de suprir a necessidade da educação, certo que a base não tivera sido boa e não os fizeste obter bom desempenho e resultar para entra em uma faculdade.Dizem também que a implantação das cotas é uma forma de amenizar e igualar os alunos de faculdades públicas, estes que na maioria são de estrutura familiar boa , estudaram em escolas particulares ou o ensino tenha sido adequado e muitos entram em universidades por vontade dos pais, tirando a oportunidade de muitos outros que realmente precisam.
Entretanto os que são contra as cotas, na maior parte intelectuais, afirmam que esse investimento da cotalização é uma forma de racismo e a melhor saída seria investir na educação, ensino básico, segurar negros e pobres em escolas, abrir espaços para negros e pobres entrarem na faculdade. Concordam ainda que a cidadania fosse uma forma de inclusão das pessoas excluídas pela sociedade, já que esse sistema se torna necessidade e cotas não é a melhor saída.
Não resta duvida de que a cotalização contraria o princípio que todos devem ter tratamentos iguais perante a lei, constantemente ao longo do tempo, houve uma forte miscigenação no país e a cidadania de inclusão é totalmente válida, não descartando a hipótese de cotas, desde que, as cotas sejam feitas para pobres e não uma raça, certamente que a maioria dos negros se enquadra na classe pobre. Assim, haveria uma política justa e igualitária para todos.

2 comentários: