domingo, 6 de junho de 2010

Depressão só quem sofre pra saber a dor.


Depressão é uma palavra frequentemente usada para descrever nossos sentimentos. Todos se sentem "para baixo" de vez em quando, ou de alto astral às vezes e tais sentimentos são normais. A depressão é uma doença como outra qualquer que exige tratamento. Muitas pessoas pensam estar ajudando um amigo deprimido ao incentivarem ou mesmo cobrarem tentativas de reagir, distrair-se, de se divertir para superar os sentimentos negativos. Os amigos que agem dessa forma fazem mais mal do que bem, são incompreensivos e talvez até egoístas. O amigo que realmente quer ajudar procura ouvir quem se sente deprimido e no máximo aconselhar ou procurar um profissional quando percebe que o amigo deprimido não está só triste.
O paciente deprimido terá dias melhores ou piores assim como o não deprimido. Ambos terão suas tormentas e dias ensolarados, mas as tormentas de um, não se comparam às tormentas do outro, nem os dias de sol de um, se comparam com os dias de sol do outro. A Depressão é, portanto, uma doença afetiva ou do humor. Também não é sinal de fraqueza, de falta de pensamentos positivos ou uma condição que possa ser superada apenas pela força de vontade ou com esforço.
As pessoas com doença depressiva não podem, simplesmente, melhorar por conta própria e através dos pensamentos positivos, conhecendo pessoas novas, viajando, passeando ou tirando férias. Sem tratamento, os sintomas podem durar semanas, meses ou anos. O tratamento adequado, entretanto, pode ajudar a maioria das pessoas que sofrem de depressão.
O tratamento da Depressão deve ser tratado pela medicina. E a medicina dispõe, felizmente, de recursos muitíssimo satisfatórios para este tratamento.
Desde o descobrimento dos primeiros antidepressivos, na década de 50, até hoje, muito se progrediu nessa área. Atualmente os medicamentos para depressão são muito eficientes, específicos e cada vez com menos efeitos colaterais. Os antidepressivos NÃO são calmantes. São substâncias específicas para a correção do humor ou do afeto. Mas, não somente disso vive o tratamento da Depressão. Muitos depressivos sentem falta de carinho, afeto, falta de companheirismo, ou até mesmo saudades de alguém que está distante, coloco-me como prova disto, minha mãe sofre de depressão há mais de 20 anos e esta diga indesejável doença sempre volta para atormentá-la.
Uma forma de ajudá-la foi reunir seus filhos e neto que não a viam há tempos. Isso fez com que a auto-estima de minha mãe se elevasse e ela se sentisse mais forte, com força de vontade para fazer as coisas, já que uma pessoa que sofre de depressão não tem animo e nem vontade de fazer absolutamente nada. De fato, não nos deixa dúvidas que depressão é uma doença horrível e só quem sofre, ou que tenha alguém da família que passou ou passa por isso para dizer o mal que isto traz.

José Renato da Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário