segunda-feira, 28 de junho de 2010

Fortes chuvas castigam o Nordeste brasileiro.


Sonhos vão por água abaixo.

O nordeste brasileiro é conhecido por suas belezas naturais, histórias, cultura, terra da poesia, carisma dos seus habitantes e por sua estação de seca. No entanto, o que se vê nos últimos dias é alarmante, os estados de Alagoas e Pernambuco sofrem castigados com as chuvas destruidoras.
Fortes chuvas e com elas muitas enxurradas trazem o caos aos moradores. Destruição de casas, pontes, estradas, escolas, comércios, vidas e sonhos de milhares de pessoas. O Alagoas é o estado mais atingido, cerca de 40 pessoas perderam suas vidas e 600 continuam desaparecidas. Em Pernambuco a história não é diferente, já são 17 o numero de mortes no estado.
O ultimo balanço feito pela Defesa Civil mostra que 26.797 pessoas estão desabrigadas. Pelo menos 53.518 desalojados, morando em casas de amigos ou parentes, diz o governo. A história é comovente, muitas cidades no estado foram atingidas, destruídas, entulhadas. São elas: Água Preta, Barra de Guabiraba, Barreiros, Correntes, Cortês, Jaqueira, Palmares, São Benedito do Sul, Vitória de Santo Antão, Primavera, Catende, Maraial. Em Alagoas os municípios cercados sobre o rio Mundaú são os que mais sofreram, Branquinha e União dos Palmares foram extremamente castigados e mais 15 municípios estão em estado de calamidade.
“Só nos resta dor, angústia e desamparo” dizem moradores que vêem suas casas e sonhos totalmente destruídos. As ajudas e solidariedade de países e pessoas comovidas com o drama nordestino são grandes. São inúmeros os voluntários nessa ação que visa apenas o bem do próximo, já são mais de 178 toneladas de alimentos arrecadados.
O presidente Lula além de ter liberado R$ 550 milhões para reconstrução, disse que quer a mesma rapidez que houve no atendimento aos atingidos do Rio de Janeiro e Santa Catarina para os que estão em situação precária no Nordeste. Afirmou ainda que vai liberar o FGTS para quem tiver e quiser o usar o fundo como forma de ajuda e recuperação das perdas.
Contudo o que vemos no nordeste brasileiro, foi uma catástrofe jamais vista no Brasil. São muitos ainda desamparados precisando de ajuda, comida, água, roupas, cobertores, colchões. Enfim, qualquer ajuda que pudermos fazer ao próximo é bem vinda, onde um estado repleto de riquezas passar o que está passando é trágico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário