sexta-feira, 18 de junho de 2010

O que vemos por detrás da Copa do Mundo?


A Copa do Mundo nada mais é do que um espetáculo visto culturamente por diversas pessoas.
Entretanto o outro lado da história que muitos não analisam é o fato de seus participantes a maioria serem ricos e de maiores indicadores humanos como: Estados Unidos, Japão e Alemanha. Estes que, também fazem parte do G7, o grupo dos setes mais ricos do mundo, juntamente com França e Inglaterra também participantes da Copa.
ACopa além de reunir os países desenvolvidos, une as grabdes potências mundias: Japão e Estados Unidos, ambos que nunca ganharam uma copa ou tem fama no esporte, mas que hoje investi extraordináriamente em jogadores e técnicos. Dentre os 32 países participantes da Copa nenhum consta entre os países muito pobre ou com a pior qualidade de vida, apenas Costa do Marfim do grupo do Brasil na Copa, faz parte das 24 nações com baixo desenvolvimento humano. Podemos destacar ainda, 20 das 32 seleções tem praticamente toda sua população alfabetizada o Brasil conta com 90% da sua população e que 16% dos países participantes da Copa arrematam 67% do PIB (Produto Interno Bruto) global.
Assim, não devemos levar em conta apenas o lado cultural, mas também esse questão socio econômica que muitos não veem. É certo afirmar que a Copa traz benefícios, tais como: investimento no país sede, empregos nacionais e internacionais, aumento de transiuntes no país entre outros que não podem deixar de serem vistos, que todos vibram com a emoção do futebol e torcemos loucamente por nosso país na Copa.

Vai lá Brasil que a hora é essa, eu este ano vou querer o HEXA!
Brasil vamos ser CAMPEÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário