sexta-feira, 2 de julho de 2010

Robinho dá cartão vermelho ao trabalho infantil.


Trabalho infantil é toda forma de trabalho exercido pela criança e adolescente abaixo da idade mínima legal permitida para trabalho, conforme legislação de cada país.
O dia 12 de Junho é o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil. Assim a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Fórum Nacional de prevenção e erradicação do trabalho infantil (FNPETI) se viram responsáveis para criação de uma ação, o Cartão Vermelho contra o trabalho infantil- Marque um gol: Erradique o trabalho infantil, tem o apoio do Santos Futebol Clube e do craque Robinho, garoto propaganda da ação.
No Brasil a lei permite a idade mínima de 16 anos para trabalho, exceto noturno, e 14 anos para aprendiz. Mas, o que vemos é contraditório são mais de 2,7 milhões de crianças entre 5 e 15 anos trabalhando ilegalmente. Os principais trabalhos feitos por essas crianças são: trabalho infantil doméstico, tráfico de drogas e exploração sexual. O número é alarmante, onde apenas 3% das crianças de 5 à 11 anos que trabalham, chegam ao ensino médio, o número é mais absurdo nas crianças que começam trabalhar aos 12 anos, apenas 12% delas chegam ao ensino médio.
O objetivo dessa ação é mobilizar a sociedade para discutir o tema e denunciar quem emprega crianças, pois a criança que trabalha perde a infância. Assim, se trata de um crime o trabalho infantil, penalizado por lei que gera prisão de até 8 anos.
Conscientização denuncie, lugar de criança é na escola e brincando. Vamos dar um basta no trabalho infantil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário